Philip Fearnside

Doutor pelo Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade de Michigan (EUA) e pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), desde 1978. Membro da Academia Brasileira de Ciências e coordenador do INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) dos Serviços Ambientais da Amazônia. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), em 2007. Dentre as premiações estão o Prêmio do Brasil Nacional Ecologia, o prêmio Global 500 das Nações Unidas, o prêmio Conrad Wessel e o prêmio Chico Mendes. Em 2006, foi identificado por Thompson-ISI como o segundo cientista mais citado do mundo sobre o tema do aquecimento global.

Marcio Souza

Escritor e dramaturgo, Márcio Souza é um dos maiores intelectuais da cultura brasileira da atualidade, com reconhecidas publicações sobre a história e a cultura da Região Amazônica. Autor de mais de 20 livros, incluindo romances e ensaios, entre eles “Mad Maria” e “Galvez, imperador do Acre”, traduzido para 25 idiomas. Foi professor convidado da Universidade de Berkeley, na Califórnia e escritor residente nas Universidade de Stanford e Austin, no Texas. Como dramaturgo contribuiu para o desenvolvimento TESC- Teatro Experimental do Sesc do Amazonas. Foi presidente da Fundação Nacional de Arte - Funarte, entre 1995 e 2002 e atualmente é presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Manaus.

Mario Eric Cohn-Haft

É ornitólogo, especializado em aves amazônicas, com ênfase em biogeografia. Possui graduação em Biologia com bacharelado em Artes Liberais de Dartmouth College (1983), mestrado em Ecologia, Evolução, e Biologia Organismal de Tulane University (1995), e doutorado em Zoologia de Louisiana State University (2000). Estuda aves na Amazônia desde 1987. Atualmente é Pesquisador titular e Curador das Coleções Ornitológicas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Em 2013 integrou a programação do projeto LAB VERDE: Experimentações Artísticas na Amazônia realizando visitas guiadas na Reserva Adolpho Ducke.

Jochen Schöngart

Possui Doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Georg August em Göttingen Alemanha. Atualmente, é pesquisador do Departamento Biogeoquímica do Instituto Max Planck de Química (MPIC), Alemanha, atuando na pesquisa, ensino e coordenação no âmbito do convênio entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e MPIC em Manaus. Realiza pesquisas em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU). Tem experiência na área de ecologia e manejo florestal, em particular dendrocronologia com aplicações na análise dendroclimática (reconstrução climática), dendroecologia, dinâmica de carbono na biomassa lenhosa e definição de critérios de manejo para recursos madeireiros. Atua também no desenvolvimento de modelos de previsão de níveis de água (cheias) na Amazônia Central.

Roberto Evangelista

Artista visual e poeta, o acreano Roberto Evagelista é um importante artista de sua geração, foi um dos pioneiros nas linguagens de performance e vídeo arte no Brasil. Formado em filosofia pela Universidade Federal do Amazonas, foi premiado em diversos salões e feiras e participou de importantes exposições entre elas destacam-se: “Amazônia – Ciclos de Modernidade” 2010 - 2014; “Universalis” 2008, 23.a Bienal Internacional de São Paulo 1996; “Out of Actions – Between performance and the object (1949 to 1979 )”; Museum of Contemporary Art Los Angeles, 1998.

Valdely Kinupp

Professor e fundador-Curador do Herbário EAFM do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM-CMZL). Docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Botânica do INPA desde setembro de 2010. Atua na pesquisa e divulgação das PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Botânica Econômica, Taxonomia de Fanerógamas, Etnobotânica, Herbário e Biodiversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos não convencionais, recursos genéticos vegetais, segurança alimentar, florística, olericultura (hortaliças não convencionais) e agroecologia. Em 2013 integrou a programação do programa LAB VERDE orientando uma visita guiada sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Celdo Braga

Formado em Letras pela PUC-RS, Celdo Braga, é membro da União Brasileira de Escritores, com trabalhos voltados para a cultura amazônica, nas áreas de música e poesia. Dentre os livros publicados estão Cordel Verde, Entranhas do Mato, O Eco das Águas, Água e Farinha, Varal – Sonhos ao sol e Estações. Em Cds: Canoa – música de popa poesia de proa, Chamando o vento, Pássaros e sonhos e Sarau na floresta. Em Dvd: O poeta e o passarinho. É criador e um dos fundadores do Grupo Raízes Caboclas. Atualmente é líder do Grupo Imbaúba. Como músico dedica-se a pesquisa da música orgânica com estudos inovadores na produção de novos instrumentos e criação de composições que mesclam sons oriundos da natureza.

Carlos Roberto Bueno

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1975), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1981) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Atualmente é pesquisador e Coordenador de Extensao do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos grandes temas ligados a agricultura tropical, hortaliças alternativas da Amazônia e fisiologia vegetal. Atualmente tem atuado fortemente na popularização e socialização dos conhecimentos científicos e tecnológicos gerados pelo INPA.

Lilian Fraiji - Mediadora

Formada em Comunicação e Marketing pela ESPM, com especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Barcelona e Mestrado em Curadoria e Práticas Culturais pela Universidade Ramon Llull. Trabalha no mercado cultural há onze anos tendo atuado no Brasil, Espanha, Portugal, Bélgica e Holanda. Participou de inúmeros projetos vinculados à área de exposições e museus. Foi curadora da Pinacoteca do Estado do Amazonas e colaborou com projetos para instituições como Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura de Manaus, AORI, Expomus e ARXS na cidade de São Paulo. Atualmente, Lilian coordena a empresa Manifesta Arte e Cultura e é a coordenadora do programa LABVERDE.

Fabrício Baccaro - Mediador

Doutor em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus (INPA). É professor do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mora em Manaus desde 2004 e estuda diversos aspectos da ecologia de insetos sociais, principalmente das formigas. Além de publicações científicas, foi um dos organizadores do livro “Reserva Ducke: a biodiversidade amazônica através de uma grade”, que apresenta resultados de pesquisas científicas ao público em geral. e do “Guia para os Gêneros de Formigas do Brasil” que busca apresentar a estudantes e curiosos da enorme diversidade de formigas que vivem no Brasil. Em 2013 integrou a equipe do projeto LAB VERDE: Experimentações Artísticas na Amazônia como orientador.

Lucila Mantovani - Mediadora

É formada em Economia pela USP, com especialização em Economia Criativa, Produção Cultural e Historia da Arte. Cursou pós graduação em Formação de Escritores e participa do Programa CLIPE para escritores da Casa das Rosas em São Paulo. Em 2009, fundou a Três Pontos, produtora que cria e realiza projetos culturais inclusivos. Trabalha no mercado cultural há dez anos com participações em projetos na Europa, África e Brasil. É uma das integrantes do Coletivo Ágata, que através da pesquisa de processos criativos contemporâneos, atua no campo da crítica e curadoria de arte, na produção de conteúdo, ações de mediação, projetos educativos e trabalhos autorais.

Jansen Zuanon

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de 

Mesquita Filho (1985), mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de 

Pesquisas da Amazônia (1990) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). 

Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem diversos artigos 

publicados em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência nas áreas de Ecologia e Taxonomia de Peixes de Água Doce, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, peixes, ecologia, ictiofauna e comunidades.

Juliana Rotta - Mediadora

Formada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica, com Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalhou com projetos de arte educação no Brasil, Bélgica e Espanha. Iniciou como produtora de exposições e há cinco anos desenvolve projetos culturais e educativos contribuindo para empresas como La Fabrica Comunicação e Marketing, Manufatura da Cultura e Manifesta Arte e Cultura. Produtora da primeira edição do projeto LAB VERDE: Experimentações Artísticas na Amazônia.

Rita Mesquita

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1989) e doutorado em Ecologia de Ecossistemas pelo Institute of Ecology - University of Georgia (1995). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Manejo de Áreas Degradadas, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica da vegetação secundária, fragmentação florestal rural e urbana, regeneração florestal e agroflorestas, conservação de biodiversidade e gestão ambiental. Atualmente coordena o Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia - MPGAP - do INPA.

Charles R. Clement

PhD in Horticulture with emphasis on genetics, growth plants and genetics analysis from University of Hawaii.  Researcher and Professor at the National Institute of Amazonian Research, and Collaborating Professor at Federal University of Amazonas and Federal University of Santa Catarina. Area of expertise is Genetics focused on genetic resources, especially themes such as Pupunha (Bactris gasipaes), Origin and Domestication of Native Amazonian Crops, historical ecology, Amazonian genetic resources and fruit trees.

Denise Machado Gutierrez

PhD in Woman and Child Health from the  Fernandes Figueira Institute - FIO CRUZ, R.J. Professor at Federal University from Amazonas. Has experience in Clinic Psychology with emphasis on family care, children and family institutional interventions.  Coordinator of the Social Technology area of the National Institute of Amazonian Research (INPA).

Laurent Troost

Born in Brussels, Belgium. Holds a Master’s degree in Architecture and Urbanism from the Victor Horta Institute, Brussels (2001), and a specialization on Geography and the City at Escola da Cidade, São Paulo (2010).  Developed projects for important architecture offices in Brazil, Spain, Holland and Dubai, such as Office for Metropolitan Architecture – Rem Koolhaas and Studio Arthur Casas. Since 2012 has worked on several projects involving arts, arquitecture, urbanism. Currently  Urban Planning Director at Manaus Municipality.

Please reload

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ACOMPANHE NO FACEBOOK

  • White Facebook Icon