ASSETS---SITE-LAB-VERDE---LAB-SONORA.png
Ativo 14_4x.png

A maior biodiversidade do mundo também é a maior diversidade sonora do Mundo. Na Amazônia, ecoam muitas vozes, cantos, ruídos, música e sons em suas mais variadas frequências. Sons produzidos pela rica diversidade de povos e culturas, ou pela diversidade biológica em suas dinâmicas ecossistêmicas, além de ruídos produzidos por fenômenos ambientais e antropogênicos.

Existe um potencial acústico no enfrentamento das questões socioambientais da Amazônia. A composição sonora e o desenvolvimento do pensamento musical podem ser uma poderosa arma imaterial para desestruturar as ordens pré-existentes, ampliando as possibilidades do silenciado, do inaudível e, até mesmo, tornando percetível o invisível.

+

elementos-4.png
indigena r1.png

QUAIS AS SONORIDADES FORMAM A BASE DE NOSSA CULTURA AUDITIVA? QUAIS SONS, RUÍDOS E CANTOS FORAM EXTINTOS DE NOSSAS PAISAGENS? QUAL música 
QUEREMOS PRODUZIR PARA O FUTURO DA AMAZÔNIA? ⬎ 

 
 
 
G
M
T
Y
 
 
 

         

O Labsonora é um programa de residência colaborativo e imersivo, que acontecerá do 22 de setembro ao 1 de outubro, para a composição musical e produção sonora a partir da escuta sensível dos ambientes e da pesquisa no campo da cultura oral, música ancestral, bioacústica e field recording. Um grupo de músicos, curadores, ecólogos, antropólogos, ativistas e entidades não humanas que serão estimulados a comporem juntos, construindo uma nova paisagem sonora para a Amazônia. 

 

O Labsonora é fruto de uma parceria entre o Labverde e a Se Rasgum Produções (PA) e compõe um amplo conjunto de ações envolvendo uma residência na Floresta, processos de troca on-line e a realização de um Festival em Manaus, nos dias 16 e 17 de dezembro de 2022.

z\x\x\zxz\xz\x\x

elementos-4.png

 

A residência tem a coordenação de Lilian Fraiji (Labverde/AM),  orientação de Ninawá HuniKuin (Maloca Escola Floresta/AC), produção de Ranata Peixe Boi e Matheus Santaella, conta com o apoio científico do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/AM), apoio cultural da Embaixada Francesa no Brasil, do Labsonica e Oi Futuro e patrocínio da Natura Musical e Oi. 

Patrocício:

rodape-marcas-07.png
oi-01-01-01.png
fundacao-cultural-para-02.png
semear-03.png
estado-do-para-04.png

Apoio Cultural:

logo oi labsonica branco_Prancheta 1.png
rodape-marcas-02.png
rodape-marcas-12.png

Realização:

04.png
rodape-marcas-03.png
  • youtube-20
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Vimeo - White Circle
PRESENTATION